segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Computador como ferramenta de ensino de ciência.

Alavancar o progresso da ciência é um dos objetivos deste site. Não é nada fácil conseguir isto, porém qualquer mínima influência que este site possa causar já é um bom resultado. Entre os motivos que afastam as pessoas da ciência estão, a dificuldade de acesso a informação de qualidade e a impossibilidade natural que a maior parte das pessoas tem em perceber o tanto que ciência pode ser prazerosa. Especialmente devido ao primeiro contato com ciência a nível acadêmico vir com professores despreparados, que acabam por desincentivar muito o aluno.


Eu acredito que o uso do computador como ferramenta de ensino é absolutamente indispensável. No entanto por mais incrível que pareça grande parte dos professores de ciência tem sérias dificuldades para compor um slide no PowerPoint. Aqui não contam os de ciência da computação e se da um destaque para os da ciência da saúde que parecem ser os com mais dificuldades.


Para todos os ramos da ciência o computador pode ser aplicado como ferramenta de ensino, por exemplo o vídeo abaixo, que mostra a replicação do DNA por meio de uma animação de computador. Este vídeo ajuda a tornar um processo que parece totalmente abstrato em algo mais compreensível.





Grande parte dos jovens gostam de jogos de computador. Boa porcentagem destes ficariam fascinados pela possibilidade de construir seus próprio jogos. Construir jogos de computador é física e matemática aplicados e podem se tornar um estimulo eficaz para transformar um jovem em um ávido devorador de conceitos matemáticos e físicos.


É possível conseguir efeitos visuais muito bonitos aplicando fórmulas simples de física. Dentro dos próximos dias vou postar um vídeo e um código fonte de um pequeno programa que gera um ótimo efeito gráfico usando conceitos físicos simples.

Nenhum comentário: