terça-feira, 11 de novembro de 2008

Motor a jato de plasma do tamanho de uma caneta.

Os motores de plasma já são realidade e foram usados com sucesso no espaço (Smart-1). Porém os mesmos apresentam uma potência muito pequena. Devido a esta baixa potência estes motores não estão disponíveis como uma alternativa para substituição de meios de propulsão para grandes aeronaves.



Porém, em menor escala, pensando em micro veículos aéreos automatizados os motores de jato de plasma podem ter uma aplicação, visto que estes devido a sua reduzida massa precisam de pouca potência para acelerar. Pesquisadores da Universidade de Oklahoma juntamente com o DARPA estão tendo progressos neste sentido e apresentam os resultados.



Jamey Jacob, um professor de engenharia mecânica e aeroespacial, explica que este tipo de motor pode se tornar um dia um novo padrão para operações militares tornando ultrapassados os atuais veículos aéreos automatizados de altitude que nunca estão no lugar certo para fazer as observações críticas para os quais foram projetados.

Outra grande vantagem deste tipo de motor é que ele é isento de partes moveis, que são normalmente muito problemáticas.

Mais informações sobre este assunto neste artigo:
SANTHANAKRISHNAN, Arvind; JACOB, Jamey D. On Plasma Synthetic Jet Actuators. 44th AIAA Aerospace Sciences Meeting and Exhibit, Jan 2006.

Fonte: Softpedia

Nenhum comentário: